O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a AMRAA organizaram o “Fórum da Cibersegurança da Administação Local” na incubadora InWave, na Ribeira Grande, nos dias 27 e 28 de março.
“Esta temática é essencial para o dia-a-dia das nossas organizações. Diariamente trabalhamos com centenas de dados pessoais dos nossos concidadãos e a sua proteção deverá estar sempre salvaguardada.” afirmou Alexandre Gaudêncio durante a cerimónia de abertura que decorreu a 27 de março.
Durante a sua intervenção, o autarca afirmou que “as autarquias submeteram candidaturas que ascenderam aos 4 milhões de euros, ao abrigo do programa SIMA + Local, que visa reforçar a resiliência dos sistemas informáticos, de forma a evitar eventuais ataques”, estando neste momento “a aguardar” as aprovações definitivas, que serão asseguradas com 100% de financiamento pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência.
Durante o fórum foram debatidas boas práticas, a transição para a NIS2 e foram realizados workshops com técnicos de informática de diversas autarquias açorianas e escolas da ilha de São Miguel.
Na manhã de 28 de março foi inaugurado o centro de competências de cibersegurança dos Açores, no Nonagon, na Lagoa, num consórcio com o Governo Regional, através da direção regional das comunicações e transição digital, a Universidade dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e a AMRAA.










